A admissão digital é um dos primeiros passos na modernização e melhoria de RH. Mas como convencer seu líder?
Por que se preocupar com admissão digital?
Quem nunca teve um gestor cabeça-dura? Eu, no começo de carreira, fiz estágio em uma empresa onde minha líder exigia que cada santo e-mail fosse impresso e arquivado.
A resistência dela com os tais e-mails era tão grande que, diante de uma auditoria de processos, levou meia hora para conseguir um documento. Após meia centena de documentos terem sido “reorganizados”, para dar espaço às buscas incessantes, foi obrigada à escaneá-lo ao auditor.
Como diriam os jovens de hoje — foi bem cringe.
O ideal é que a área de Recursos Humanos seja completamente digital. Quanto maior o número de processos automatizados, maiores são os resultados da empresa. E tudo começa no processo de admissão. Ela é a primeira etapa do Onboarding do profissional.
Pesquisas recentes, conduzidas pela Paylocity e a Delloite, mensurou o tempo dedicado à integração:
equipes de RH dedicam mais de 130 horas por mês apenas nos processos de rastreamento, recrutamento e integração de novos profissionais;
apenas para o processo de integração, estima-se cerca de 45 horas de trabalho ao mês;
Ainda assim, apresentar as vantagens da admissão digital pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Muitos gestores tendem a ser bem pragmáticos, sem tempo e resistentes à inovação.
Então: como convencer sua liderança? E o que fazer depois que eles finalmente entenderem?
Continue lendo que eu te explico.
O Pitch da admissão digital
Se você nunca ouvir falar do termo, eu explico. O termo pode ser traduzido — de maneira nada oficial, devo dizer — como “jogada de elevador”.
Imagine que você tentou agendar, durante semanas, uma reunião com o presidente de uma megaempresa. Sem resultados, você decide insistir e vai ao prédio da sede. Entrando no elevador, você dá de cara com o presidente sozinho, e você tem pouquíssimos minutos até ele chegar no andar desejado. Você nunca mais terá uma chance igual.
A vontade é estender aquele tempo o máximo possível, mas você sabe que a verdade é: quanto mais rápido e claro você for, maiores as suas chances.
Essa é a metáfora do Elevator Pitch: uma breve e rara oportunidade, para você mostrar a alguém uma proposta incrível. A técnica pode ser utilizada para propor qualquer ideia ou projeto, como trazer a admissão digital à empresa.
Mas como construir seu Elevator Pitch?
Uma ótima estratégia, que eu sempre recomendo na hora de desenvolver seu Pitch, é construir uma proposta de valor. Para fazer isso, reflita sobre as seguintes questões:
Quem é o público do seu Pitch? Descubra quais são as métricas que o seu superior trabalha para medir resultados. Descubra sua forma de falar, pensar e como funciona a hierarquia;
Quais são as dores que sua solução trata? Se um problema não existe, não existe motivo para propor soluções. Mesmo que seja para prevenção de problemas, é necessária clareza. Quais são os problemas sérios que o RH da sua empresa encara?
Quais soluções você propõe? A admissão digital é só o fio condutor das soluções. Processos digitais costumam resolver mais de um problema e oferecer diversos benefícios.
Para te ajudar na construção da proposta de valor, trago três destes benefícios:
Argumento #1: Velocidade
Quanto mais rápido for a coleta e tratamentos das informações de um candidato, mais rápido ele entra na empresa. É algo que tem duplo impacto:
maior automação na análise de documentos reduz o número de profissionais de RH e tempo dedicados apenas à admissão;
o profissional só pode produzir e entregar resultados se estiver trabalhando.
A economia de tempo pode chegar a 80% se comparado com os procedimentos tradicionais. Isso é menos tempo entre o recrutamento e, efetivamente, o profissional entregando resultados.
A brMalls, por exemplo, conseguiu reduzir de 11 para 2 dias o tempo de admissão — usando a plataforma de Admissão da Hrestart.
Argumento #2: Conformidade com a lei
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018, determinando que empregadores conduzam com transparência e zelo a coleta dos dados de colaboradores.
Dentro da LGPD, o colaborador tem direito a acessar — a qualquer momento — quantas e quais informações o RH armazena em seu cadastro.
Como mapear tais informações e oferecer fácil acesso com um sistema tradicional de pastas e papéis?
Argumento #3: Aumento na produtividade
A economia de papel é só a cereja do bolo.
A admissão digital é a primeira experiência do colaborador com a cultura da organização.
Excesso de burocracia e lentidão na entrega de documentos pode significar entrar com o pé esquerdo na empresa.
Pesquisas feitas pelas empresas Hays e Aberdeen Group descobriram que:
22% dos novos contratos definitivamente procurariam outro emprego se a integração os decepcionasse;
Outros 41% ainda considerariam o assunto, se fosse o caso;
Empresas com melhores serviços de integração retém 91% dos profissionais no primeiro ano, comparado com 30% das empresas que oferecem serviços ruins de integração.
As mesmas pesquisas ainda apontam ganhos consideráveis em produtividade e alcance de metas nos primeiros meses.
Isso tudo se deve ao fato de que um bom processo de integração melhora a experiência do colaborador na empresa.
Convenci, e agora?
Este é o momento de analisar com cuidado quais ferramentas vai utilizar para garantir uma admissão digital segura e prática.
Plataformas de Onboarding, como a Hrestart, cumprem esta função. Além disso, nossa plataforma ainda oferece inúmeras outras vantagens como:
gestão de benefícios totalmente digital;
qualificação dos dados do profissional no e-social em até 1 hora;
onboarding baseado em trilhas de experiência;
crie um canal de comunicação direta com os profissionais, oferecendo conteúdos como vídeos, notícias, pesquisas, quizzes e podcasts.
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